Júri

Confira o Júri Oficial da 18ª Edição do Festival For Rainbow

JÚRI DE CURTAS

Ella Monstra é comunicadora, realizadora audiovisual e multiartista. Com formação em Audiovisual pela Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes, Ella é diretora, roteirista e montadora do curta Kila & Mauna, seu primeiro filme. Também assina a direção de arte do filme Coração Sozinho e assistência de montagem do longa “Sob A Terra do Encoberto”, vencedor do Prêmio Elke Maravilha de Melhor Edição do 17º Festival For Rainbow.

Jéssica Teixeira é atriz, produtora, diretora e dramaturga. Graduada em Teatro – Licenciatura pela Universidade Federal do Ceará e Mestre em Artes pelo Programa de Pós Graduação em Artes também pela UFC. Atualmente, tem como matéria prima seu próprio corpo estranho, que gerou seu primeiro solo “E.L.A” (2019) que segue circulando pelos principais festivais internacionais do Brasil, também com passagem por Istambul na Turquia e se prepara para estrear seu segundo solo “Monga” (2024). No cinema e audiovisual, esteve como atriz nos curtas “Noz Pecã” (2024), “Partindo do princípio de que a Terra é plana, sou toda curva e desvio” (2023), no longa “Assexybilidade” (2023) e na série “Os Outros” (2023). Dirigiu, roteirizou e produziu a websérie “Carne de Ostra” (2021), e os documentários “Pudesse ser apenas um enigma” (2020) com Pedrokas e “Olho Vivo” (2024) com João Fontenele.

Nívia Uchôa, l

icenciada em Geografia pela Universidade Regional do Cariri –

URCA, é fotógrafa, cineasta, curadora e ativista. Proprietária da produtora de imagens Poesia da Luz, autora do livro Água pra que te quero! 1° e 2° Ed, dirigiu o longa-metragem Verbo Ser e é diretora e curadora do FotoKariri e da Galeria Virtual Ao Redor. Foi fotógrafa da Casa Civil do Governo do Estado do Ceará de 2016 a 2024, ministrou aulas de fotografia para pessoas cegas e baixa visão no projeto TransOlhar e foi professora substituta no Centro de Artes Violeta Arraes Gervaiseau Universidade Regional do Cariri – URCA.

JÚRI DE LONGAS

Ana Mogli Saura é artista experimental – performa, escreve, canta, compõe, dança, pinta, instala e cartografa. Atua como idealizadora, roteirista, diretora, performer e musicista em suas produções audiovisuais. Em 2022 lançou o filme “O mais profundo é a pele – depilação subjetiva como transformação corporal/cocriação de si como obra (de cura)”, exibido em exposições em Londres (UK), Altikirsh (FR) e São Paulo (BR). Contribui em produções coletivas dentro da cena LGBTQIAP+ em São Paulo, como, a Feira de Arte Transvestigênere e o Festival da visibilidade Trans do Grajaú desde 2022.

Andreia Pires é Artista da Cena, diretora, coreógrafa, preparadora de elenco e performer. Mestre em Artes pela Universidade Federal do Ceará, graduada em Artes Cênicas pelo IFCE, Técnica em Dança pelo Sesc-Senac. Foi professora dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Dança da Universidade Federal do Ceará, atuando também nos cursos de Licenciatura em Teatro e Cinema e Audiovisual, ministrou aulas no Curso Técnico em Dança em todas as edições desde 2014. Tem interesse em estudos em atuação e direção, as dramaturgias contemporâneas, as relações entre corpo e imagem, arte e política. Integra a Inquieta Cia., grupo de criação e estudos diversos na cena expandida em Fortaleza.

Diego Hoefel é realizador, roteirista e professor do curso de Cinema da Universidade Federal do Ceará. Atualmente é também diretor da Casa Amarela, uma sala de cinema pública vinculada à UFC. Escreveu o roteiro de curtas e longas-metragens que foram exibidos e premiados em diversos festivais internacionais, como a Semana da Crítica do Festival de Cannes, Locarno, Oberhausen e Dok Leipzig. Represa é seu primeiro longa-metragem como diretor e estreou em 2023, no Festival Internacional de Cinema de Rotterdam (IFFR).

Fabíola Aquino é cineasta e documentarista da identidade e da diversidade cultural da Bahia, sócia diretora da Obá Cacauê Produções, atua há 26 anos no mercado cultural. Como realizadora e produtora, possui um portfólio que conta com curtas, telefilmes, longas, séries, mostras, festivais, projetos de arte-educação e formação artística em parceria com o ICEAFRO. Seu primeiro longa é “Diário da Primavera”, disponível na Prime Video, Claro TV, Now, TV Vivo Play, Microsoft Brasil, Google Play Brasil, Itunes BR e Youtube BR. É co-produtora do esperado longa de ficção “Malês”, direção e atuação de Antonio Pitanga, uma produção da Tambellini Filmes e Globo Filmes, previsão de estreia nos cinemas de todo Brasil em 2024.

Victor Costa Lopes é graduado em Cinema e Audiovisual pela UFC, com mobilidade acadêmica na Université Charles de Gaulle – Lille 3 (França). Dirigiu o curta-metragem “De terça pra quarta” (2015), ganhador do prêmio do Janela Crítica de Melhor Curta-metragem Nacional do Janela Internacional de Cinema do Recife; o longa-metragem “O Animal Sonhado (2015), que teve sua estreia nacional na 18ª Mostra de Cinema de Tiradentes e, internacional, no Ars Independent Film Festival, na Polônia; a série documental “Identidade #Transvive” (2020), o curta-metragem “Revoada” (2019), e os longa-metragens documentais “As Cores do Divino” (2020) e “Um Pedaço do Mundo” (2022), este último ganhador dos prêmios de Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Roteiro do Festival For Rainbow 2022.

JÚRI DA CRÍTICA

Dani Duarte é Bacharel em Cinema pela Unifor, é curadora dos cineclubes Diabólicas e Comeram Minha Pipoca. Também é fotógrafa de eventos góticos e alternativos e para mulheres de Fortaleza, e editora de vídeos.

Mylena Gadelha é repórter do Sistema Verdes Mares e, atualmente, uma das integrantes da equipe de Produção do Diário do Nordeste, além de colunista. Já passou pela área de entretenimento do mesmo veículo de comunicação, atuando em cadernos como Zoeira e Verso, onde teve a possibilidade de escrever sobre TV, Cinema, Literatura, Música e Artes Plásticas. Na coluna, cobre os mesmos temas citados, além de fazer análises críticas de produções audiovisuais.

Raiane Ferreira é graduada em Audiovisual e Novas Mídias na Universidade de Fortaleza, integra a Diretoria da Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine). Escreve para o site Uma Mulher com Uma Câmera, é realizadora, pesquisadora e estudiosa na área de cinema e audiovisual. Seus interesses atuais estão em pensar o cinema de mulheres e o corpo no cinema, refletindo sobre construções estéticas e narrativas que abordam um posicionamento consciente a partir do seguinte vetor: a experiência do filme em convergência com um pensamento sobre a dinâmica da corporeidade nas artes contemporâneas.

MOSTRA CEARENSE

Fabíola Aquino é cineasta e documentarista da identidade e da diversidade cultural da Bahia, sócia diretora da Obá Cacauê Produções, atua há 26 anos no mercado cultural. Como realizadora e produtora, possui um portfólio que conta com curtas, telefilmes, longas, séries, mostras, festivais, projetos de arte-educação e formação artística em parceria com o ICEAFRO. Seu primeiro longa é “Diário da Primavera”, disponível na Prime Video, Claro TV, Now, TV Vivo Play, Microsoft Brasil, Google Play Brasil, Itunes BR e Youtube BR. É co-produtora do esperado longa de ficção “Malês”, direção e atuação de Antonio Pitanga, uma produção da Tambellini Filmes e Globo Filmes, previsão de estreia nos cinemas de todo Brasil em 2024.

Isaac Martins é realizador audiovisual, diretor de fotografia e editor. Graduado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Ceará. Membro da Associação Brasileira de Cinematografia (ABCINE). Curador de mostras e festivais de cinema.

Verónica Valenttino é atriz e cantora no espetáculo “Brenda Lee e os Palácio das Princesas”. Ela é a primeira transexual a levar o prêmio de melhor atriz no Prêmio Shell de Teatro. Também foi considerada “Melhor Atriz em Musicais”, troféu que ganhou no Prêmio Bibi Ferreira.