MOSTRA COMPETITIVA
Serão exibidas 30 horas de filmes nacionais e estrangeiros, de curtas e longas-metragens na Mostra Feminino Plural, Mostra Educativa, Mostra de Filmes Convidados e Mostra Competitiva Internacional de curta e longa-metragem onde as obras disputam o Troféu Elke Maravilha e O Prêmio da Crítica.
LONGAS-METRAGENS
Assexybilidade
De Daniel Gonçalves
Toda noite estarei lá
De Tati Franklin e Suellen Vasconcelos
Sob a terra do encoberto
De Xan Marçall, Id Libra
M de Mães
De Livia Perez
ORFEAS2021
De Fil Ieropoulos
A outra mulher
De Stéphane Ducandas
A busca
De Guto Barra e Tatiana Issa
Literatura & Diversidade
Parceria BECE, Festival For Rainbow e FLIDS – Festa Literária da Diversidade Sexual.
Dia 09/12 – 14:30h às 17:30h
BECE – Biblioteca Pública Estadual do Ceará
- 14h30: Abertura (falas institucionais de Secult, BECE, Secretaria da Diversidade, For Rainbow e FLIDS).
- 15h: Roda de Conversa: “Literatura Cearense LGBTI+ Panorama e Perspectivas”.
- 15h45: Bate papo com Renan Quinalha e Emerson Maranhão sobre o tema: “Movimento LGBTI+ no Brasil – Avanços e Desafios”.
- 16h30: Lançamento dos livros: “Movimento LGBTI+: uma breve história do século XIX aos nossos dias” e “Novas fronteiras das histórias LBGTI+ no Brasil”, de Renan Quinalha.
PROGRAMAÇÃO
Clique aqui e confira a programação completa.
MOSTRA FEMININO PLURAL
Sexta-Feira, 8 de Dezembro, das 16h às 18h, no Cinema do Dragão Sala 2
“Onde Está Mymye Mastroiagnne?”
Documentário, 17min.
Dir.: Biarritzzz
“TRANSVERB”
Experimental, 20min.
Dir.: Oliê Cárdenas
“A Parte que Falta”
Documentário, 18min.
Dir.: Nicole Nasser
“As Velas do Monte Castelo”
Ficção, 16min.
Dir.: Lanna Carvalho
“O primeiro movimento é explosão”
Ficção, 21min.
Dir.: Grenda Costa
CURTAS-METRAGENS
Clique aqui e acesse a lista de Curtas-Metragens do 17º For Rainbow!
EXIBIÇÃO ESPECIAL DE FILMES CONVIDADOS
“Celebrazione”
De Luiz Carlos Lacerda
“Represa”
De Diego Hoefel
“Nós Somos o Amanhã”
De Luffe Steffen
“O Estranho”
De Flora Dias e Juruna Mallon
“Os Finais de Domingos”
De Olavo Júnior
MOSTRA DE FILMES CEARENSES
“Circuito”
De Leão Neto e Alan Sousa
SINOPSE
Niara, uma policial escrivã prestes a se aposentar, enfrenta as dicotomias de um sistema de segurança corrupto em paralelo às relações humanas falidas ao seu redor.
“Quentinha”
De Rwanyto Oscar Santos
SINOPSE
Wesley e Simone, um jovem casal que enfrenta desafios financeiros no seu pequeno apartamento, embarcam numa viagem emocionante e arriscada, vendendo refeições caseiras para sobreviver. No entanto, ao perceberem que precisam de mais do que isso para se sustentarem, decidem mergulhar num mundo cheio de segredos e oportunidades. Esta é uma história de amor, sacrifício e escolhas difíceis que o fará questionar até onde iria para sobreviver com aqueles que ama.
“Queer AI Has No Imagination”
De Caio Victor Brito
SINOPSE
A ativação do corpo por meio dos comandos de duas bichas e uma Inteligência artificial. Performance instalativa em bytes. E quando o processo performativo se dá pela fruição das próprias testemunhas-performers?
“Quem é teu baby?”
De Lucas Paz
SINOPSE
Esse vídeo é uma ode ao amor de todas as formas, à diversidade, às minorias, à comunidade negra, à comunidade LGBTQIA+, aos diferentemente capazes, aos amantes dos bichos e das plantas; aqui brincar e amar não é proibido.
“Corpo Território, Nuances da Invisibilidade”
De Clesley Maria Tavares
SINOPSE
Este documentário traz a narrativa de 5 mulheres do movimento feminista do nordeste brasileiro. Trazendo reflexões sobre seus corpos como lugar de existência e resistência na sociedade capitalista, patriarcal, sexista, racista e transfóbica em pleno século XXI.
“A humanidade que me resta”
De Kieza Fran Nascimento
SINOPSE
Escutando seu diário gravado, Kieza tenta se levantar da cama para mais um dia de luta, mas se depara com pensamentos intrusivos, angústias e disforias.
CURADORIA 17º FOR RAINBOW
Artista Multilinguagem, Ana é professora efetiva da rede pública do Ceará, é Mestre em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Pertence ao GPort – Grupo de Estudos Decoloniais, Pós Coloniais e Subalternidade(UERN). Lecionou em programas de Pós Graduação da Faculdade Vale do Salgado. Com diversos trabalhos nas áreas das artes plásticas, performance, cinema e atuação. Últimos trabalhos foram a exposição de artes plásticas ENCANTERIA, no cinema, premiada com o Curta Metragem ANTES DA ENCANTERIA como melhor filme pela crítica no Cine Ceará(Festival Ibero Americano de Cinema).
Pesquisadora, Carol é professora e curadora de cinema. Doutora no programa de pós-graduação em Comunicação na UFPE, com pesquisa centrada no cinema contemporâneo brasileiro. Faz parte da equipe curatorial do Festival Olhar de Cinema/Curitiba desde 2017, da Mostra de Cinema Árabe Feminino desde 2021, e da Mostra que Desejo. Dá aulas de Curadoria, Cinema Brasileiro e Crítica de Cinema.
Professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS) no curso de Cinema e Audiovisual. Kênia é doutora pela Escola da Comunicação da UFRJ (2015) e Mestre em Multimeios pela Unicamp (2010). Foi curadora do Cinema do Dragão (2022-2023) e realizou a curadoria de diversas mostras e festivais de cinema, como: Cines Afro-Femininos: Reimaginando Mundos (Cinemateca de Bogotá/Colômbia), Mostra Afrofuturismo (Centro Cultural São Paulo), e Mostra Especial Nós somos a Guerra (20a Goiânia Mostra Curtas), IX CachoeiraDoc (2020) e Festival de Cinema de Vitória (2018). Possui pesquisa e textos publicados sobre Afrofuturismo, Cinema Negro e Crítica de Cinema. Integra o FICINE – Forúm Itinerante de Cinema Negro.