Roteirista, atriz e diretora. Pernambucana e travesti, estudou Cinema na PUC-Rio e cursou a formação de Assistente de Direção da AADA-RJ. Como roteirista já trabalhou em ficção, documentário e entretenimento. Foi uma das criadoras e chefe de roteiro da série Ninguém com esse nome (Audible/Amazon); roteirista de LOL Brasil (Amazon); colaboradora da novela Beleza Fatal (HBO Max); entre outros. Seu filme autoral Jéssika passou por festivais como Tiradentes e Festival do Rio. Como atriz, atuou em Renascer (TV Globo) e 5x Comédia (Amazon).
Atua como produtora, curadora e programadora de mostras e festivais de cinema. É diretora artística da Semana de Cinema Negro de Belo Horizonte. Em seus trabalhos fomenta a construção de um olhar que tenha como urgência reposicionar narrativas, com atenção especial ao trabalho de pessoas negras.
Trabalha como roteirista, realizador, diretor de fotografia e montador. Sua pesquisa fabula a fuga cuir não-binária, a autoficção e o sonho. Dirigiu o curta-metragem Pátria (2020), exibido em festivais internacionais, nacionais e vencedor de quatro prêmios. Também realizou o curta Na Estrada Sem Fim Há Lampejos de Esplendor (2021), que ganhou nove prêmios, dentre eles o de Melhor Roteiro na Competitiva do 30º Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade. Nesse momento investiga o cinema fantástico transvestigênere.
SEXTA-FEIRA (22 de agosto) – 19h às 22h – CINEMA DO DRAGÃO, SALA 2
SINOPSE:
Gil sempre quis ser cantora. Se mudou para São Paulo com sua esposa quando tinha 20 anos para realizar esse sonho. Trabalha desde então como faxineira. Maria Clara lhe propõe fazer um filme. Gil se torna famosa, elas explodem duas cidades, e refletem sobre sonhos, trabalho e esquecimento.
SÁBADO (23 de agosto) – 19h às 22h – CINEMA DO DRAGÃO, SALA 2
SINOPSE:
O PLANETA B DE BRIGITTE é um longa-metragem documental sobre a ecologista transgênero Brigitte Baptiste, cuja pesquisa inovadora e discurso alternativo vêm desafiando convenções científicas e sociais há anos — desconstruindo preconceitos, construindo pontes e inspirando mudanças. Por meio de imagens observacionais, raros materiais de arquivo e animação digital, o filme constrói um solilóquio íntimo e um retrato sensível de uma personagem extraordinária, cujos argumentos renovadores sobre vida, família e atualidades podem reacender nossa esperança no futuro do planeta.
DOMINGO (24 de agosto) – 19h às 22h – CINEMA DO DRAGÃO, Sala 2
SINOPSE:
Lola, uma jovem atriz surda e mãe solo, se apaixona por Sol, e juntas embarcam em um romance intenso. Mas tudo muda quando passam a viver sob o mesmo teto que Miguel, ex-marido de Sol, que se opõe ao relacionamento e cria um curioso triângulo amoroso. Na convivência diária, essas três pessoas irão descobrir que a morte de um amor pode ser o nascimento de outro.
SEGUNDA (25 de agosto) – 19h às 22h – CINEMA DO DRAGÃO, SALA 2
SINOPSE:
Catalão, interior de Goiás, 1984. A região rural da Batalha dos Neves é formada por grandes pastos de lavoura, algumas poucas fazendas e dividida ao meio pelo rio São Marcos. Antonio vive sozinho e isolado cuidando dos afazeres de sua pequena fazenda até o dia em que seu destino cruza com o de Marcelo, um motoqueiro solitário que sofre um acidente atravessando a região. Antonio cuida das feridas de Marcelo. Os dois se apaixonam e vivem uma história que transforma, desestabiliza e provoca rupturas em cada um deles.
TERÇA (26 de agosto) – 19h às 22h – CINEMA DO DRAGÃO, SALA 2
SINOPSE:
Este documentário revela a vida de mulheres da periferia do Rio de Janeiro, próximas dos 60 anos, que foram a base do primeiro time feminino de futebol do Brasil. Apesar das viagens internacionais com a seleção nacional nas décadas de 1980 e 1990, suas histórias permaneceram desconhecidas, gerando retornos financeiros mínimos. Após a aposentadoria, elas se sustentam em trabalhos informais, como vender nas ruas, dirigir para aplicativos e dar aulas de futebol em projetos sociais. O filme acompanha de forma íntima suas rotinas atuais, refletindo sobre sonhos não realizados, memória, escolhas e envelhecimento. Em meio ao cotidiano, sobressai a amizade cultivada ao longo de décadas, desafiando o apagamento dessas jogadoras pioneiras na história do futebol brasileiro.
QUARTA (27 de agosto) – 19h às 22h – CINEMA DO DRAGÃO, SALA 2
SINOPSE:
A vida de Agnes gira em torno de jogar badminton com suas amigas queer e trabalhar em um restaurante que ela montou dentro de casa com sua melhor amiga, Rini. Um dia, seu irmão mais novo, Indra, aparece procurando por seu irmão Hans. Agnes se vê diante de um dilema: manter a mentira ou contar a verdade sobre quem ela é. A verdade poderia lhe dar a chance de se reconciliar com o irmão, mas parece mais difícil de alcançar do que imaginava. Agnes revive e reencena suas memórias e experiências de vida em uma mistura de ficção, musical e realidade.
QUINTA (28 de agosto) – 19h às 22h – CINEMA DO DRAGÃO, SALA 2
SINOPSE:
Cecília, uma jovem modelo de sucesso, decide retornar a Recife, sua cidade natal, para passar o Natal com a mãe. João, um vizinho que Cecília não via há muito tempo, lhe mostra uma garrafa com uma misteriosa substância verde. Cecília começa a descobrir que João está envolvido com um culto estranho em torno da figura de Salomé, a princesa bíblica sedenta de sangue.
SÁBADO (23 de agosto) – 19h às 22h – CINEMA DO DRAGÃO, SALA 2
SINOPSE:
João e Vitor foram amantes, mas não se falam há 30 anos. Aos 70, eles se reencontram e reconciliam passado, presente e um possível futuro após a morte da esposa de Vitor, em um momento em que tantas partes de suas vidas parecem ter chegado ao fim.
SINOPSE:
Da sereia atormentada à mulher realizada que é hoje, Gigi nos conta sobre sua transição de gênero com humor e sensibilidade.
SINOPSE:
Lucca, um jovem trans da periferia de São Paulo, viaja até a fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina em busca do pai que nunca conheceu. Lá, conhece Diego, um paraguaio que o apresenta aos segredos da fronteira.
SINOPSE:
Ayla desperta em uma paisagem montanhosa, cercada apenas por vegetação e um rio. Movida pela curiosidade e pelo desejo de conhecer o lugar, ela embarca em uma jornada de descoberta e mergulho. Ao descobrir onde está, Ayla também se descobre.
DOMINGO (24 de agosto) – 19h às 22h – CINEMA DO DRAGÃO, SALA 2
SINOPSE:
É tão normal ser normal, não é?
SINOPSE:
SAL é uma jovem caiçara de muitos talentos e vasto conhecimento. Mantém uma horta comunitária com sua avó Djanira, atua como fotógrafa, cozinheira, distribui marmitas e ainda administra uma biblioteca em sua “mercearia cultural”. Em meio a tudo isso, ainda encontra tempo para festejar com sua melhor amiga Zázima. Um dia, enquanto fotografava um evento, Greta recita um poema que a toca profundamente. Um instante congelado no tempo, e o amor se materializa. Vento quente, noroeste, o tempo vai mudar, o tempo sempre muda…Warm wind, northwest, the weather will change, the weather always changes…
SINOPSE:
Um motoboy rasga as ruas em uma noite de sexta-feira no interior paulista contemporâneo. Ao circular pela geografia da cidade, torna-se evidente: os muros dividem muito mais do que a terra.
SINOPSE:
O projeto social de um professor enfrenta obstáculos à medida que seus alunos queer colocam suas paixões pessoais e o trabalho acima da frequência regular às aulas. Movidos pelo desejo e por uma atitude desafiadora, eles seguem um caminho livre em direção a um ideal de independência. No entanto, as duras realidades da vida interferem em seus sonhos, colocando à prova seu otimismo enquanto navegam por sua rotina.
SEGUNDA (25 de agosto) – 19h às 22h – CINEMA DO DRAGÃO, SALA 2
SINOPSE:
À medida que a noite do baile de formatura se aproxima, um grupo de amigos se prepara para uma noite de brilho, glamour e sonhos adolescentes. Mas, atrás de uma porta fechada, Lex enfrenta uma tempestade silenciosa. Enquanto o riso e a empolgação tomam conta do ambiente, ela lida com escolhas que vão muito além da moda — escolhas sobre identidade, aceitação e a coragem de se apresentar como realmente é.
SINOPSE:
Nova Rio, 2054. A renomada bruxa Dahlia desembarca no porto com uma missão: fundar o Clã mais poderoso que já existiu e, assim, derrotar a Ordem da Verdade. No futuro, muitas pessoas são trans, mas apenas algumas são bruxas.
SINOPSE:
É carnaval no Rio de Janeiro. Saulo percorre as terras encantadas da beleza e do caos em busca de uma nova presa nos becos escuros da cidade. Ele mergulha na folia e revive os perigos de uma nova paixão ao conhecer a carne fresca de Gustavo, um jovem dançarino que pode ser sua última caçada, para um lobisomem velho e cansado. Uma fábula carnavalesca sobre lobisomens e caçadores na Cidade Maravilhosa… ou apenas as memórias de mais um amor de carnaval.
TERÇA (26 de agosto) – 19h às 22h – CINEMA DO DRAGÃO, SALA 2
SINOPSE:
Após chamar uma colega de classe de “vaca branca preguiçosa”, uma jovem estudante negra embarca em uma saga virtual para evitar ser cancelada.
SINOPSE:
É o final dos anos 1960, e nos arredores de Roma, ao lado dos canteiros de obras dos subúrbios operários em crescimento, dezenas de filmes de faroeste estão sendo rodados. Billi tem doze anos, monta a cavalo e sonha em ser um cowboy. Quando um agente de elenco aparece procurando jovens para fazer cenas de dublê, Billi sabe que essa é sua grande chance. Sua família, no entanto, pensa diferente.
SINOPSE:
A obsessão de um jovem pela figura semidesnuda de Jesus Cristo o leva por um caminho perigoso de automutilação e tendências masoquistas.
SINOPSE:
Em uma estrada de terra, dois amigos caminhoneiros enfrentam um problema mecânico, mas recebem ajuda inesperada de uma mulher que mora ali perto. Ela os indica uma oficina, os leva até sua casa, e as coisas começam a se desenrolar de um jeito bastante misterioso.
TERÇA (27 de agosto) – 19h às 22h – CINEMA DO DRAGÃO, SALA 2
SINOPSE:
Cinco amigos são presos após uma briga em uma praça pública motivada por uma traição. Na delegacia, durante os depoimentos, segredos vêm à tona, revelando verdades inesperadas.
SINOPSE:
Cinco amigos são presos após uma briga em uma praça pública motivada por uma traição. Na delegacia, durante os depoimentos, segredos vêm à tona, revelando verdades inesperadas.
SINOPSE:
Enquanto tenta conduzir Danrley aos tempos de liberdade consigo mesmo, Tigrezz busca um par nos aplicativos de namoro, ainda que isso implique negociar sua própria liberdade.
QUINTA (28 de agosto) – 19h às 22h – CINEMA DO DRAGÃO, SALA 2
SINOPSE:
Cercado pela nostalgia dos anos 2000, abro o álbum de fotos da minha família. Junto às memórias desenterradas, descubro que, quando criança, eu era menos limitado pelas normas de gênero. Os tempos da fotografia suave e analógica deram lugar à digitalização rígida e a definições estritas. Ao chegar à adolescência, fui sobrecarregado pela masculinidade e pelo existir na heteromatriz, algo que só recentemente consegui rejeitar.
SINOPSE:
Maria vive em um relacionamento abusivo. Mas, ao conhecer Rose, uma mulher inspiradora por sua liberdade, decide embarcar em uma jornada de leitura ao seu lado. Juntas, descobrem que a poesia pode ensinar muito mais do que imaginavam.
SINOPSE:
Uma jovem mulher trans é trancada para fora do apartamento que deveria estar cuidando e não tem outra opção a não ser pedir ajuda ao zelador do prédio, um homem de meia-idade com síndrome de Down que rapidamente conquista sua confiança e afeição. Viver intensamente, sem vergonha é uma história sobre um encontro inesperado, um momento de poesia urbana que captura a magia da diversidade.
SINOPSE:
Enquanto observa um casal lésbico vendendo pães naan em uma barraca de rua, a diretora se depara com questões de (in)visibilidade e sonha com a possibilidade de uma vida a dois em Mianmar.
© 2025 Criado Orgulhosamente por Cenapop