18º FESTIVAL FOR RAINBOW: CONFIRA OS FILMES SELECIONADOS PARA A MOSTRA COMPETITIVA INTERNACIONAL E A MOSTRA CEARENSE
O festival gratuito ocorre de 21 a 28 de junho de 2024 em espaços culturais de Fortaleza e outras cidades do Ceará
Materiais Imprensa:
https://drive.google.com/drive/folders/1NI81IuTUiPyEO2Crfq_gOYQDdC9kG9Ia?usp=sharing
Programação cinemas:
A décima oitava edição do FOR RAINBOW – FESTIVAL DE CINEMA E CULTURA DA DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO, reconhecido internacionalmente como um festival de referência relacionado à temática LGBTI+, acontecerá no Ceará, de 21 a 28 de junho de 2024, em espaços culturais da cidade de Fortaleza (especialmente no Complexo Cultural Estação das Artes e no Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura) e nas cidades de Quixadá, Crato e Sobral.
O Festival é um dos mais importantes espaços de debate e difusão do respeito à pluralidade sexual e de gênero no Brasil. A programação é inteiramente gratuita e, além das mostras de audiovisual, ainda traz apresentações de teatro, dança, música, literatura, exposição de artes visuais, feira empreendedora LGBT, oficinas, debates e ações de acessibilidade.
São seis mostras de audiovisual e há uma competição onde todos os premiados recebem o troféu Elke Maravilha. Os eleitos Melhor Longa e Melhor Curta brasileiros receberão, respectivamente, os prêmios de R$7 mil e R$3 mil. Além disso, os selecionados também concorrem nas categorias: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Som, Melhor Trilha Sonora e Melhor Edição.
Para a curadoria do conteúdo, o Festival tem como principal premissa a diversidade, buscando garantir que os diferentes grupos da comunidade sejam igualmente representados a partir da quantidade de materiais inscritos. Confira, abaixo, a lista de selecionados para a Mostra de Filmes Cearenses e a Mostra Competitiva de Curtas e de Longas.
Além dos filmes da competição do 18o Festival For Rainbow exibirá as mostras de Filmes convidados, representador por NEIRUD de Fernanda Faya, sobre sua enigmática tia, que percorreu o Brasil como lutadora circense em uma trupe clandestina, só de mulheres, nas décadas de 60 a 80 e DIÁRIO DE PRIMAVERA, uma obra que discute e informa criticamente sobre as questões do corpo vinculadas a preconceitos, estética e obesidade, assuntos tão presentes no mundo contemporâneo.
O Festival também exibirá em primeira mão os quatro primeiros capítulos da minissérie TRAGO A PESSOA AMADA, com direção de Vitã e que tem na equipe um já vencedor do Festival, Victor Costa Lopes, como montador e produtor. A equipe local da série é formada majoritariamente por mulheres e pessoas LGBTQIA+. A história é dividida em dois núcleos, que nos moldes dos folhetins televisivos, apresentam os dramas cotidianos de duas camadas sociais.
Mostra Competitiva De Longas-Metragens Nacionais E Internacionais
A Mostra Competitiva de longas-metragens deste ano apresenta uma seleção diversa e inspiradora de filmes que exploram diferentes aspectos da vivência LGBTQIA+. Em CAPIM-NAVALHA, dirigido por Michel Queiroz, somos levados à Chapada dos Veadeiros, onde Gustavo e Gaé, homens trans, compartilham suas histórias de vida e resistência. Já no italiano EU NÃO SOU NINGUÉM, de Geraldine Ottier, acompanhamos a trajetória de Maria Silvia Spolato, a primeira mulher a se declarar lésbica publicamente na Itália. HUMO BAJO EL AGUA, de Fabio Junco e Julio Midú, narra o reencontro e romance entre dois amigos após 20 anos. Em ORLANDO, MINHA BIOGRAFIA POLÍTICA, Paul B. Preciado homenageia a obra de Virginia Woolf e reflete sobre a evolução da identidade de gênero através de um retrato poético e político do mundo contemporâneo.
A diversidade cultural e artística continua com THE BALL, de Malgorzata Saniewska, que celebra a cena do ballroom em Nova York. Por fim, TUDO QUE VOCÊ PODIA SER, de Ricardo Alves Jr., mistura documentário e ficção para acompanhar Aisha e suas amigas em Belo Horizonte, explorando os laços de amizade e a celebração da liberdade queer.
- CAPIM-NAVALHA, de Michel Queiroz
Trans, Documentário, 1h30min, Brasil
- EU NÃO SOU NINGUÉM, de Geraldine Ottier
Lésbica, Ficção, 02h03min, Itália
- HUMO BAJO EL AGUA, de Fabio Junco / Julio Midú
Gay, Ficção, 01h47min, Argentina
- ORLANDO, MINHA BIOGRAFIA POLÍTICA, de Paul B. Preciado
LGBT+, Documentário, 01h38min, França
- THE BALL, de Malgorzata Saniewska
LGBT+, Documentário, 01h30min, EUA
- TUDO QUE VOCÊ PODIA SER, de Ricardo Alves Jr
LGBT+, Ficção, 1h23min, Brasil
Mostra Competitiva De Curtas-Metragens
Com 21 curtas, a seleção inclui 13 produções brasileiras, destacando os talentos nacionais, e 8 internacionais que trazem perspectivas globais sobre a diversidade sexual e de gênero. Entre os filmes internacionais, há produções da Argentina, Sri Lanka, França, México, Paraguai, Índia e Coreia.
A programação busca trazer variedade temática: cinco dos curtas abordam a transexualidade, seis exploram experiências gays, cinco se concentram em histórias lésbicas, um trata da temática intersex e outro sobre identidade não-binária. Outros três filmes abordam mais de uma temática dentro do espectro LGBTQI+. Esta diversidade temática reflete o compromisso do festival em garantir a visibilidade para diferentes vozes dentro da comunidade, além de contemplar as múltiplas realidades ao redor do mundo.
- A PELE A QUE PERTENÇO (La Piel Donde Me Hallo), de Aline Moscato, Néstor Amarilla Ojeda.
LGBT+, Documentário, 19’15’’, Paraguai, 2023
- ALÉM DO BINÁRIO (Beyond the Binary), de Sudesh Abeynayaka
Intersex, Ficção, 05’02’’, Sri Lanka, 2024
- ALÉM-MAR (Beyond the Sea), de Hippolyte Leibovici.
Drag, Trans, Ficção, 24’, França, 2023
- ANA RÚBIA, de Íris Alves Lacerda, Diego Baraldi
Travesti, Documentario, 15’, Brasil, 2022
- BEM-VINDA DE VOLTA, de Nicole Gullane
Lésbica. Ficção, 15’45’’, Brasil, 2022
- CHEMSEX, de Daniel Porto
Gay, Ficção, 07’, Brasil, 2024
- DE NOITE, NA CAMA, de Malu Rizzo
Lésbica, Ficção, 15’46’’, Brasil, 2023
- DINHO, de Leo Tabosa
Gay. Ficção. 20’, Brasil, 2023
- ENTRANDO (Coming In), de Louis Devignes, Alice Florent, Romane Etienne, Camille Devise, Killian Maret.
Gay, Ficção, 04’08’’, França, 2022
- FERRO’S BAR, de Cine Sapatão – Aline A. Assis, Fernanda Elias, Nayla Guerra, Rita Quadros
Lésbica, Documentário, 25’, Brasil, 2023
- GOTAS DE ORVALHO (OAS – New Drops), de Kartika Nainan Dubey
Lésbica, Ficção, 16’05’’, India, 2024
- LOLO, de Ana Gabriela Gutiérrez Salgado.
Não-binárie, Ficção, 15’30’’, México, 2024
- OS ANIMAIS MAIS FOFOS E ENGRAÇADOS DO MUNDO, de Renato Sircilli
LGBT+, Ficção, 23’, Brasil, 2023
- PEDAGOGIAS DA NAVALHA: SE A PALAVRA É UM FEITIÇO, MINHA LÍNGUA É UMA ENCRUZILHADA, de Colle Christine Avelar, Tiana Dos Santos, Alma Flora
LGBT+, Documentário, 15’, Brasil, 2023
- PEIXE VIVO, de Bob Yang, Frederico Evaristo
Trans, Ficção, 11’, Brasil, 2023
- PROBLEMAS DE TITIA (Complejo de Algo), de Rita Hostt, Tadeo Pestaña Caro.
Lésbica, Ficção, 14’08’’, Argentina, 2024
- RAPOSA, de João Fontenele e Margot Leitão
Gay. Ficção. 15’, Brasil, 2024
- SOMBRA, de João Pedro Rabelo
Gay, Ficção, 23, Brasil, 2024
- TUDO QUE IMPORTA, de Coraci Ruiz
Homem Trans, Documentário, 20’, Brasil, 2024
- TRÂNSITO (Transit), de Hyein Moon
Mulher Trans, Ficção, 27’49’’, Coréia do Sul, 2022
- XAVIER E MIGUEL, de Ricky Mastro
Gay, Ficção, 12’, Brasil, 2024
Mostra De Filmes Cearenses (Curtas)
A Mostra de Filmes Cearenses celebra a rica cena audiovisual do Ceará, dando destaque a uma nova geração de cineastas diversos e talentosos. O Ceará tem se destacado no cenário nacional e internacional com artistas como Karim Aïnouz, que recentemente exibiu “Motel Destino” em Cannes. Allan Deberton, com o aclamado “Pacarrete”, Guto Parente, de “Estranho Caminho” e Pedro Diogenes, que lançou recentemente, seu “A Filha do Palhaço” , também representam essa onda de talento cearense que já conquistou visibilidade global e que já tiveram filmes exibidos no For Rainbow.
Entre os curtas selecionados, CRAYON, uma animação experimental de Juno e Becca Lutz, explora a vida de uma artista trans através de seus desenhos. QUERO ENCONTRAR UM LUGAR, de Vinícius da Silva e Ellie Fernandes, é uma produção experimental que reflete sobre a resistência e a existência trans/travesti. ITINERÁRIO DE UMA HISTÓRIA SOTERRADA, de Lucas Vidal, documenta a memória de Raimundo Preta, uma figura icônica da Fortaleza dos anos 70 e 80. Em KILA & MAUNA, de Ella Monstra, duas amigas embarcam em uma jornada de resgate. METAMORFOSE, de Dominik Angel, traz uma narrativa impactante sobre dois irmãos que enfrentam seus pais tiranos. O documentário NARRATIVAS LGBTQIAPN+: EM CONTEXTO DE ESCOLA E UNIVERSIDADE aborda vivências LGBTQIA+ no ambiente educacional. ORDEM DAS MAGNÓLIAS, de Rafa Sousa, destaca-se por uma equipe inteiramente composta por profissionais trans cearenses. QUEM SABE NESSE CARNAVAL, de Davi Jaguaribe, segue uma viajante chilena em busca de sua identidade durante o Carnaval de Fortaleza. TELHINHA, de Bruno Brasileiro, trata de reconciliação familiar e despedida. Por fim, UM TETO PARA 3, de Eric Magda Lima, conta uma história de amor bi e transexual e a convivência entre três pessoas. Esses curtas oferecem um panorama diversificado da produção cinematográfica cearense, refletindo a pluralidade e a criatividade que definem o festival.
- CRAYON, de Juno e Becca Lutz.
Trans, Animação/Experimental, 13’, Brasil, 2024.
- ITINERÁRIO DE UMA HISTÓRIA SOTERRADA, de Lucas Vidal.
Gay, Documentário, 6’, Brasil, 2023.
- KILA & MAUNNA, de Ella Monstra.
LGBT+, Ficção, 20’, Brasil, 2023.
- METAMORFOSE, de Dominik Angel.
LGBT+, Ficção, 9’, Brasil, 2023.
- NARRATIVAS LGBTQIAPN+: EM CONTEXTO DE ESCOLA E UNIVERSIDADE, de Paulo Clayton de Souza Lima, Pedro Cauã Patricio da Silva, Rayene Kellen Jardim Lima, Wendy Lima de Aguiar.
LGBT+, Documentário, 10’, Brasil, 2023.
- ORDEM DAS MAGNÓLIAS, de Rafa Sousa.
Trans, Ficção, 8’, Brasil, 2022.
- QUEM SABE NESSE CARNAVAL, de Davi Jaguaribe.
LGBT+, Ficção, 24’, Brasil, 2024.
- QUERO ENCONTRAR UM LUGAR, de Vinícius da Silva e Ellie Fernandes.
Trans, Experimental, 15’, Brasil, 2022.
- TELHINHA, de Bruno Brasileiro.
LGBT+, Ficção, 23’, Brasil, 2022.
- UM TETO PARA 3, de Eric Magda Lima
(Trans, Pan, Ficção, 10’45’’, Brasil, 2023)
O For Rainbow tem apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), Secretaria da Diversidade, e Casa Civil, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Instituto Mirante, entre outros. O festival conta com patrocínio da Sompo Seguros e da Cagece – Companhia de Água e Esgotos do Ceará, através da Lei de Incentivo à Cultura. É Realizado pelo Ministério da Cultura, Centro Popular de Cultura e Ecocidadania (Cenapop) e Criar – Comunicação e Cultura.
SERVIÇO:
Data: 21 até 28 de junho
Local: Todas as atrações serão no Dragão do Mar, com exceção da abertura, no Complexo Cultural Estação das Artes.
Endereço Dragão do Mar: Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema – Fortaleza
Endereço: Complexo Cultural Estação das Artes: R. Dr. João Moreira, 540 – Centro
Todas as atrações são grátis. Ingressos disponíveis nas bilheterias do Cinema do Dragão, uma hora antes da exibição dos filmes.
Mais informações: https://forrainbow.com.br
Coordenação de Comunicação:
Lyana Ribeiro
Telefone: 998710515
lyanaribeiro30@gmail.com
Assessoria de Imprensa nacional:
Sinny Comunicação
Paula C Ferraz: paula@sinnyassessoria.com
Wesley Ramos: contato@sinnyassessoria.com