Festival For Raibow: oficinas oferecem formação inclusiva e gratuita
O 18º For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero começa a exibir filmes a partir do dia 21 de junho, mas as oficinas já estão acontecendo durante esta semana, no Porto Iracema, Theatro José de Alencar, Porto Dragão e no auditório do Dragão do Mar. Ao todo, 80 pessoas foram selecionadas e participam de formação em quatro áreas: maquiagem de efeitos para cinema; figurino; direção de fotografia; e construção de roteiro.
Para Verônica Guedes, diretora do For Rainbow, as oficinas investem na formação de pessoas LGBTI+s para trabalharem no audiovisual. “O objetivo é que esse público possa atuar nas funções técnicas e não apenas na frente das câmeras, ” reforça a diretora.
É o caso de Jô Alves, uma das participantes da oficina de direção de fotografia, ministrada por Linga Acácio, que teve início na última segunda-feira (10). “Busco um aperfeiçoamento que passe não só pela questão afetiva, mas também por uma questão técnica, contribuindo para a minha formação curricular e inserção nos meios artísticos”, afirmou Jô.
Mais Informações:
Oficina “Imaginar uma imagem: os cruzamentos entre fotografia e a literatura”
O curso pretende despertar reflexões sobre a construção da imagem cinematográfica, a partir da literatura e de metodologias desenvolvidas por pessoas trans. Serão apresentadas referências no campo do audiovisual, artes visuais, literatura e fotografia. Durante o desenvolvimento do curso, os alunos irão desenvolver tecnicamente a fotografia no audiovisual, com base em escolhas estéticas, conceituais, marcação de câmera e decupagem.
Sobre a ministrante: Linga Acácio é artista e curadora cearense. Pesquisa, escreve e produz conhecimentos que se contaminam entre/envolvendo performance, interseccionalidade, desobediência anticolonial e virologia. Desde 2012, atua como diretora de fotografia, com participação em mais de 25 filmes, entre longas e curta metragem. Foi artista residente do programa de pesquisa em arte MAM-RJ 2021 e fez parte do Grupo de Crítica, do Centro Cultural São Paulo, 2020/2021. Como curadora, assinou projetos como “Zona de Remanso – Infiltração Água e Sal”, “Grande Circular” e FERALIVRE. Em 2023, Linga recebeu o prêmio de melhor fotografia no festival de Tribeca (Nova Iorque), pelo filme “Estranho Caminho”, de Guto Parente.
Oficina de Figurino para Cinema
A proposta da oficina é introduzir os participantes no processo de concepção e produção de figurino para cinema com referências teóricas e aulas práticas. Além das roupas usadas por atrizes e atores, o figurino comunica sobre as personagens, o mundo em que vivem, sentimentos que carregam e o que querem transmitir ao espectador. A oficina resultará em uma exposição, que será realizada na Arena Dragão do Mar, no período de 21 a 28 de junho.
Sobre a ministrante: Dami Cruz tem experiência em criação e execução de figurinos para teatro e audiovisual. Dentre seus trabalhos no teatro, destacam-se os espetáculos “Cactos”, do Grupo Expressões Humanas, e “A Raposa das Tetas Inchadas”, do grupo Teatro Novo. No audiovisual, trabalhou nos filmes Tigipió (1985), Oropa, França e Bahia (1998), MIlagre em Juazeiro (1999), O Quinze (2004), A Lenda do Gato Preto (2005), Antes do Sol (2014), Se Arrependimento Matasse (2019), Bate Coração (2019), O Último Dia de Sol (1999), Retrato Pintado (2000).
Oficina de maquiagem de efeitos para cinema
Maquiagem cinematográfica com análise e discussão de filmes; maquiagem de ferimentos, envelhecimento e rejuvenescimento; maquiagens de terror (vampiros, bruxas, monstros, lobisomens, zumbis, fantasias de halloween, máscaras de terror e mortos-vivos); produtos de maquiagem e alternativos são alguns dos assuntos a serem abordados na oficina.
Sobre a ministrante: Bel Reis é bacharela em Cinema e Audiovisual, com seis anos de experiência na área da maquiagem. Concluiu o curso de Maquiador no Senac e especializou-se no Curso de Maquiagem Cênica para Teatro e Televisão, na Porto Iracema das Artes. Atua como profissional de artes plásticas, participando como freelancer em diversos projetos, incluindo videoclipes, cinema, televisão, ensaios fotográficos e publicidade. Destacou-se em trabalhos como “Oração ao Cadáver Desconhecido”, de Sávio Fernandes (2019), colaborou no videoclipe “Lil Wind – Barulho de Chuva” e “Rockstar”, de André Loureiro e Mário Sabino (2022).
Construção de Roteiro LGBT– Ferramentas de contra-narrativa
Serão analisados roteiros e obras contemporâneas do cinema LGBT+ brasileiro com o objetivo de entender como realizadores estão produzindo, nos últimos anos, narrativas que contam múltiplas experiências e constroem novos imaginários em relação à população LGBT+. A oficina trará atividades práticas que visam a construção de seus próprios argumentos e roteiros.
Sobre o ministrante: Bruno Victor Ribeiro é formado em Audiovisual e cursa publicidade e propaganda pela Universidade de Brasília. Dirigiu e roteirizou o curta Afronte. Também dirigiu e roteirizou o documentário Lourdes Teodoro (2016). Foi diretor de fotografia do documentário Lima (2015) e assistente de fotografia dos curtas-metragens A Caixa (2015), A Hora da Morte (2015), Waldo sem Vanda (2016). Também foi assistente de produção no programa de TV Caça aos Monstros (2016) e na Mostra de Cinema John Akomfrah – CCBB (2017), foi social mídia no Festival O Anjo Exterminador (2018), trabalhou como distribuidor de filmes na OF Produção Cultural em 2018, foi assistente de direção do curta metragem Lubrina (lançamento 2020), diretor assistente e assistente de roteiro do longa Afeminadas (lançamento 2020) e codirigiu o curta metragem Rumo (lançamento 2020) e roteirista do curta metragem Pirenopolynda (lançamento 2021).
SAIBA MAIS:
A décima oitava edição do FOR RAINBOW – FESTIVAL DE CINEMA E CULTURA DA DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO, reconhecido internacionalmente como referência na temática LGBTI+, acontecerá no Ceará, de 21 a 28 de junho de 2024. O evento será realizado em espaços culturais da cidade de Fortaleza (Complexo Cultural Estação das Artes e Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura) e nas cidades de Quixadá, Crato e Sobral.
O Festival é um dos mais importantes espaços de debate e difusão do respeito à pluralidade sexual e de gênero no Brasil. A programação é inteiramente gratuita e, além das mostras de audiovisual, ainda inclui apresentações de teatro, dança, música, literatura, exposição de artes visuais, feira empreendedora LGBT, oficinas, debates e ações de acessibilidade.
Ao todo, são seis mostras de audiovisual e há uma competição onde todos os premiados recebem o troféu Elke Maravilha. Os eleitos Melhor Longa e Melhor Curta brasileiros receberão, respectivamente, os prêmios de R$7 mil e R$3 mil. Além disso, os selecionados também concorrem nas categorias: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Som, Melhor Trilha Sonora e Melhor Edição.
Para a curadoria do conteúdo, o Festival tem como principal premissa a diversidade, buscando garantir que os diferentes grupos da comunidade sejam igualmente representados a partir da quantidade de materiais inscritos.
Confira a lista de selecionados para a Mostra de Filmes Cearenses e a Mostra Competitiva de Curtas e de Longas no site: https://forrainbow.com.br/o-festival/
Além dos filmes da competição, o 18o Festival For Rainbow exibirá as mostras de filmes convidados. Entre eles, NEIRUD, de Fernanda Faya, sobre a enigmática tia da realizadora, que percorreu o Brasil como lutadora circense em uma trupe clandestina, só de mulheres, nas décadas de 60 a 80. Já DIÁRIO DE PRIMAVERA, discute as questões do corpo vinculadas a preconceitos, estética e obesidade, assuntos tão presentes no mundo contemporâneo.
O Festival também exibirá, em primeira mão, os quatro primeiros capítulos da minissérie TRAGO A PESSOA AMADA, com equipe local majoritariamente formada por mulheres e pessoas LGBTQIA+. A história da minissérie, dirigida por Vitã, é dividida em dois núcleos que, nos moldes dos folhetins televisivos, apresentam os dramas cotidianos de duas camadas sociais. A produção também tem na equipe Victor Costa Lopes, vencedor do Festival em 2022, como montador e produtor do filme “A Filha do Palhaço”.
SERVIÇO:
Data: 21 até 28 de junho
Local: Todas as atrações serão no Dragão do Mar, com exceção da abertura, no Complexo Cultural Estação das Artes.
Endereço Dragão do Mar: Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema – Fortaleza
Endereço: Complexo Cultural Estação das Artes: R. Dr. João Moreira, 540 – Centro
Todas as atrações são grátis. Ingressos disponíveis nas bilheterias do Cinema do Dragão, uma hora antes da exibição dos filmes.
Mais informações: https://forrainbow.com.br
Coordenação de Comunicação:
Lyana Ribeiro
Telefone: 998710515
Assessoria de Imprensa nacional:
Sinny Comunicação
Paula C Ferraz: paula@sinnyassessoria.com
Wesley Ramos: contato@sinnyassessoria.com