Açucena simboliza resiliência do movimento LGBT
18/09/2015

Açucena simboliza resiliência do movimento LGBT

 Nesta 9ª edição do For Rainbow- Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual, os filmes exibidos na Mostra Competitiva Internacional concorrem em 13 categorias ao prêmio Açucena: Melhor Longa Metragem Nacional, Melhor Longa Metragem Internacional, Melhor Curta Metragem Nacional, Melhor Curta Metragem Internacional, Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Roteiro, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Direção de Arte, Melhor Desenho Sonoro, Melhor Ator e Melhor Atriz.  

A premiação recebe esse nome em referência à planta Açucena, da família das amarilidáceas. Originária da América do Sul, a flor é bastante popular, pois apresenta uma alta resistência às adversidades.
 O prêmio Açucena, portanto, simboliza a luta do movimento LGBT, que têm se fortalecido a cada ano desde a Revolta de Stonewall, em 1969. A rebelião aconteceu em Nova York e é considerada um marco na história da luta pelos direitos LGBT.  

O For Rainbow, um festival que busca construir e fortalecer espaços políticos, culturais e sociais de resistência ao preconceito e à opressão, celebra, com o prêmio Açucena, os filmes que promovem a liberdade e a diversidade.