CENAPOP

CENAPOP - CENTRO POPULAR DE CULTURA E COCIDADANIA

O CENAPOP – CENTRO POPULAR DE CULTURA E COCIDADANIA Criado em 1986, iniciou suas atividades no município de Caucaia-CE com ações educativas visando o fortalecimento das lutas populares e a disseminação de conhecimentos da realidade sócio ambiental, cultural e histórica das comunidades excluídas.

Ao longo da sua história, como Centro de Estudos e como CENAPOP, foram executados diversos projetos, palestras, movimentos, vídeos, entre muitas outras ações sócio-educativas e culturais, tendo como público-alvo preferencial jovens e mulheres.

Em 2007, o CENAPOP iniciou suas atividades de promoção dos direitos LGBT, criando o “FOR RAINBOW – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual”, evento que acontece anualmente em Fortaleza e tem como público predominante a juventude. Este evento tem com parceira principal a Prefeitura Municipal de Fortaleza, através da Coordenadoria da Diversidade Sexual.


PROJETOS DE REFERÊNCIA

Projeto Conhecer para Preservar – Capacitação de 20 jovens para atuarem como educadores ambientais e guias de turismo ecológico numa perspectiva de preservação do Rio Ceará e seu manguezal. Parceria – Conselho Comunitário de Iparana parque Botânico do Ceará, Fundação do Meio Ambiente de Caucaia, Secretaria de Educação do Município de Caucaia, LABOMAR/UFC.

Projeto Coisas do Mar – Capacitação de Jovens de Iparana através de várias oficinas abordando temas ligados a ecologia e desenvolvimento sustentável, utilizando materiais naturais e lixo reciclável, encontrados a beira-mar, na confecção de artesanato de qualidade, visando geração de renda e consciência ambiental.

Maracatu Nação Caiçara – com crianças e adolescentes da comunidade de Iparana Caucaia.

Projeto Fábrica das Artes – Capacitação de jovens e suas famílias nas diversas técnicas de arte em tecido, tais como: aproveitamento de retalhos (fuxicos, patchworks, tramas); bordado em estamparia, tingimento vegetal etc. Tudo isso numa perspectiva de desenvolver potenciais criativos para promover a geração de renda.

Projeto Maria Vem com as Outras – Formação de grupo de mulheres através de técnicas de bordado em estamparia onde se desenvolve a abordagem de diversas temáticas relacionadas a questões de gênero e meio ambiente, disseminando a cultura da economia solidária.

Projeto Irradiando o verde – Capacitação em Educação Ambiental e comunicação visando a formação de jovens eco-comunicadores para atuarem em programa de rádio comunitária no município de Umirim-Ceará.

Projeto Patativa do Assaré – Poesia Itinerante” que irá distribuir “baús poéticos” em 35 pontos de cultura e espaços culturais do Ceará, com um apanhado da obra e da história de Patativa do Assaré. A partir da disponibilização deste acervo inicial serão realizadas exposições multimídia nos referidos espaços contemplados pelo projeto, buscando incentivar o povo cearense a celebrar anualmente o dia 05 de março, data do nascimento do artista, como "Dia Patativa do Assaré".



Patrocinadores